segunda-feira, 16 de março de 2009

Máquina de Pinball

Foto: Marco Aurélio Prates


Ontem vi a peça de teatro “Máquina de Pinball”. Achei muito boa de verdade. Foi longa, mas não vi o tempo passar. A narração prendeu a gente e era preciso ficar muito atenta para não perder o fio da meada (não da mijada. Quem conhece a língua espanhola sabe que o vocábulo meada = mijada em português).

Voltando à máquina de Pinball. Três ótimos atores, uma atriz que marcou presença. Depois me disseram que ela estava substituindo. Nem parecia, pelo contrário, parecia ter muita estrada. Eu não vi tantas bobagens ali não gente! Vi muita coisa boa! Os 3 atores lá no palco conseguiram passar a mensagem que queriam. A gente viaja pelos locais que eles aparentemente estão e pelas cidades de São Paulo, Londres. Imaginamos lugares. Mas, não entendi a bobagem de ficar subindo e descendo naquelas ferragens enquanto falam. Uma bobagem. Porque eles não param e depois, falam? Pára, fala. Pára, e fala, gente!

Outra bobagenzinha também é que não dava pra ler as letras da projeção de onde eu estava sentada. Mas, gente, isso não é bobagem, é ERRO mesmo.

Uma coisa me chamou a atenção também. Logo no início, a atriz aparece numa cena com um guarda-chuva aberto, tipo cenas dos espetáculos da grande Ione de Medeiros. É, a menina falou, falou, mas eu fiquei pensando porque será? Pode ser que eles não encontraram outro “objeto” para aquela cena. Mas isto nem é bobagem, isto é imitação, CÓPIA mesmo.

Mas achei válido. Afinal na arte como na vida tudo se copia, tudo se transforma, partindo de outra cópia. Nada se cria? É pode-se até criar, mas sempre baseado em outra criação que por sua vez veio de outra, de outra....de outra....

É assim mesmo. Deus fez o mundo e daí pra frente um começou a olhar para o outro e viram que só conseguiam fazer alguma coisa com ou para o outro. Sozinho não! Ah, vou ver o que o outro tá fazendo e ... daí começam as imitações. E algumas vezes a pessoa tenta ser “original”, mas tenta tanto, que acaba cometendo “o pecado original”. Um fiasco. E a pessoa, coitada, pensa que está arrasando mas está arrasando sim é nas bobagens que está fazendo. Ah gente, não vou escrever mais não. Definitivamente não vi tantas bobagens nesta tal “Máquina de pinball”, mas deu para ver sim as bobagens que a política, a sociedade, as empresas estão fazendo com o ser humano tão sofrido.

6 comentários:

  1. não é cópia Didi, é homenagem. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. e copia mesmo !!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. uma deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia de ver, uma gostosura, diversão....
    dorei
    day
    souumhomemdepaixoes.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,
    te conheço o suficiente para lhe dizer que você é mau-humorado demais para homenagear alguém.
    Cuidado gente para não postarem bobagens.
    ciao povo!

    ResponderExcluir
  5. Ei, este comentário aí e cima dizendo que o Rodrigo é mau-humorado não fui eu, que escrevi não. Tem gente me clonando. Parem com isto. Todos os cometários são bem vindos. Cada um fala comigo "doce" ou "amargo" como a chuva, quero dizer como quiser. Oras bolas!

    ResponderExcluir